Reader Comments

programa de restauração auditiva

"marta maria da silva" (2018-03-26)


Um procedimento inédito na região, considerado uma das maiores conquistas da engenharia ligada à Medicina, será realizado neste final de semana no Hospital Unimed Chapecó. O chamado Implante Coclear é uma alternativa para reabilitação da deficiência auditiva em pacientes que não apresentam benefício com a utilização de aparelhos auditivos convencionais. Com o auxílio de um aparelho implantado na orelha, o procedimento permite estimular, diretamente, o nervo auditivo e, em consequência, causar sensações sonoras. O procedimento será realizado pelo Dr. José Carlos Jorge, de Bauru-SP, com a participação do médico cooperado da Unimed Chapecó e especialista em Otorrinolaringologia, Dr. André Fernando Scherer.

“O implante possui uma unidade interna que fica dentro da orelha do paciente, e uma unidade externa, acoplada logo atrás da orelha”, esclarece o médico ao destacar que, por se tratar de um dispositivo implantado cirurgicamente, é necessário avaliar o benefício e estabelecer critérios de seleção dos pacientes que, provavelmente, apresentarão melhores resultados. Dr. André explica que existem dois grupos de pacientes que possuem indicação e resultados diferentes.

Os pacientes com surdez pós-lingual são aqueles que ouviam e, por variados motivos, perderam a audição. Já os pacientes com surdez pré-lingual, não ouvem desde o nascimento ou perderam a audição muito cedo, antes mesmo de aprenderem a falar. “Apesar dos amplos critérios de indicação, a avaliação e a orientação corretas são fundamentais para previsão do prognóstico e direcionamento das expectativas. Muitas vezes, se o resultado esperado for muito limitado, o implante não é indicado mesmo em casos de surdez profunda”, completa.

Basicamente, segundo Dr. André,O programa de restauração auditiva e o procedimento indicado nos casos de surdez severa a profunda bilateral, em pacientes que já fizeram o uso do aparelho auditivo convencional, mas não apresentaram resposta satisfatória. Ainda conforme o médico, o procedimento é referência na área por utilizar um equipamento eletrônico computadorizado, que substitui a função do ouvido de pessoas com surdez total ou quase total.

 

Funcionamento e recuperação

Conforme o especialista, o implante inserido no paciente é responsável por estimular o nervo auditivo por meio de pequenos eletrodos, e o nervo transmite estes sinais até o cérebro. “É um aparelho muito sofisticado. Uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. O procedimento cirúrgico será realizado pela primeira vez na nossa região”, comenta.

No processo pós-operatório, o paciente, que na maioria dos casos recebe alta no dia seguinte à cirurgia, utiliza um curativo com faixa por 24 horas e os pontos são retirados em duas semanas. Então, a ativação do implante ocorre de 30 a 40 dias após o procedimento. “Depois, inicia-se o processo de programação e adaptação do paciente ao implante coclear com consultas ao Otorrinolaringologista e ao profissional de fonoaudiologia. No primeiro ano, essas avaliações serão trimestrais e anuais nos anos seguintes”, finaliza Dr. André.

 


Programa de Restauração Auditiva é baseado uma nova terapia desenvolvida na Alemanha conhecida como Terapia do Som, uma técnica complexa e cientificamente comprovada usada na melhoria e cura de várias doenças que têm a ver com a audição e pequenas dificuldades mentais, como memória, estresse e capacidade de focalização.

O programa é todo 100% online, contendo o Ebook completo com as informações necessárias para aplicar todas as terapias de sons e mais 30 arquivos de áudios que fazem parte das 3 sessões do tratamento:





------------------------------------------------------------

International Journal of Cancer Therapy and Oncology (ISSN 2330-4049)

© International Journal of Cancer Therapy and Oncology (IJCTO)

To make sure that you can receive messages from us, please add the 'ijcto.org' domain to your e-mail 'safe list'. If you do not receive e-mail in your 'inbox', check your 'bulk mail' or 'junk mail' folders.

------------------------------------------------------------

Number of visits since October, 2013
AmazingCounters.com